Logos_Chancelas_250x250px_IASP1-e1494863310596-261×300

Depoimentos

 

16º EDIÇÃO DA APP OS ALUNOS NÃO HAVIAM REALIZADO NOSSAS ATIVIDADES.

17º EDIÇÃO DA APP OS ALUNOS REALIZARÃO NOSSAS ATIVIDADES.

2017/2018  – Escola Fernandes Soares

 

 

2018

Projeto com a Secretaria Municipal de Educação de Diadema

AÇÃO CIDADE NA ESCOLA
Atividade desenvolvida nas ESCOLAS MUNICIPAIS SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E PROFESSOR FRANCISCO DANIEL TRIVINHO

Atendimento: 64 alunos

Diadema, 22 de março de 2016

Renata Saggioro Silva

Coordenadora Pedagógica Cidade na Escola da SEMED, Secretaria Municipal de Educação de Diadema

Objetivo: apresentar novas e diferentes estratégias e técnicas de leitura.

Projeto Ler Melhor – relatório EMEB Professor Francisco Daniel Trivinho

Coordenação: Marco Parise – Projeto Ler Melhor.

Relatório Renata Saggioro Silva – Coordenadora Pedagógica do Programa Cidade na Escola

ATIVIDADE REALIZADA EM 22/03/16 – AÇÃO CIDADE NA ESCOLA

O Empresário Marco Parise, da Empresa LER MELHOR, realizou hoje 22/03/16, atividades de estratégias de leitura para os 32 alunos da EMEB Professor Francisco Daniel Trivinho, professora Fara. Acompanhado pela Coordenadora Pedagógica da escola Érika Sousa, e pela Coordenadora Pedagógica Renata Saggioro Silva, do Programa Cidade na Escola, os alunos tiveram diversas oportunidades de refletir sobre seu aprendizado em leitura e de experimentar novas maneiras de ler, através de vários exercícios e técnicas:

“RODA DO APRENDIZADO” – MÉTODO COACHING. (1*Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida. O conceito de coaching surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular.)

As crianças visualizavam uma roda e pintavam o nível em que estão, de 2 a 10. O objetivo era o de conhecer-se melhor, pensando sobre sua situação enquanto aluno, através de questionamentos individuais e reflexões, para terem consciência de qual nível gostariam de chegar, considerando:

seus hábitos de leitura, sua solicitação de ajuda aos pais e professores, suas maneiras de ler, tempo dedicado aos estudos, conhecimento de diferentes técnicas de leitura, sua atenção e compromisso durante as aulas, entre outras.

Depois do preenchimento da roda, foram indagados se estavam interessados em aprender, por que e que benefício a leitura poderia lhes trazer, porque a aprendizagem era importante, como eles podiam se dedicar, o que poderiam fazer para melhorar sua leitura…

PNL – PROGRAMAÇÃO NEURO-LINGUÍSTICA. (A PNL estuda estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher maneira que quer funcionar para atingir seus objetivos(*2), como controlar seu cérebro, seus pensamentos para conseguir o que se deseja).

Através de algumas propostas de pensamento, os alunos foram solicitados a, de olhos fechados, pensar em algo que era bom para eles e trazer à tona o sentimento que lhes vinha. Da mesma maneira, algo ruim, e sentir o sentimento. Depois tinham que fazer DIFERENTE: pensar em algo bom e acrescentar um sentimento ruim sobre ele, assim como pensar em algo ruim e acrescentar nele uma emoção boa. Depois, levando essa prática ao aprendizado da leitura, tinham que, de olhos fechados, imaginar-se lendo e “jogar” nesse pensamento, um sentimento bom. A ideia é que ESTIMULASSEM o cérebro a captar a mensagem de que a leitura faz bem ao corpo, de alguma maneira, pois trazendo sentimentos bons, facilitaria seu aprendizado.

TÉCNICAS DE LEITURA. Algumas técnicas simples foram utilizadas, como por exemplo:

Postura na cadeira: sentar-se com o corpo ereto, confortável, sem debruçar-se sobre a cadeira ou o colega;

Distância entre o livro e os olhos, nem muito perto nem muito longe;

Atenção e concentração, silêncio; ter foco no exercício, sem desviar a atenção para os colegas ou outros movimentos na sala;

Compromisso: vontade (querer aprender);

Usar a mão aberta, para “abrir a mente” e ler a palavra inteira, não sílaba por sílaba

O professor Marco dava um tempo e os alunos tinham que fazer a leitura do livro usando todas essas técnicas.

METRÔNOMO. ( O metrônomo é um aparelho que tem como função regular o andamento (ritmo) de músicas. Do grego metron = medida + nomos = padrão, trata-se de qualquer aparelho que produz som ou flashes de luz num determinado padrão de velocidade).

O Professor Marco usou o metrônomo para medir o tempo que os alunos deveriam passar os olhos sobre a frase, sem fixar-se na palavra. Primeiro marcou esse tempo com o metrônomo marcando poucas batidas por minuto, depois muitas batidas por minuto. Os alunos não deveriam ler as frases do livro, mas apenas concentrar-se na leitura global da linha, levando os olhos da esquerda para a direita no tempo marcado.

O importante era passar os olhos pela linha SEM LER o que estava escrito, como uma “academia” para o olhar, forçando os olhos a movimentar-se cada vez mais rápido. Estavam treinando para que a leitura fosse mais dinâmica posteriormente.

Ao se cansarem, os alunos foram orientados a não passar a mão nos olhos, mas sim fechá-los, fazendo uma “conchinha com as mãos e respirando fundo, contando até 10. Depois retornariam à contagem do metrônomo durante a passagem dos olhos pelas linhas.

RELAXAMENTO:os alunos também fizeram atividades simples e práticas de relaxamento, como: sentar-se direito, sem tencionar as partes do corpo (braços e pernas descruzados, postura ereta, cabeça erguida), respirar profundamente e soltar devagar a respiração, olhar para determinadas cores no vídeo para poder relaxar.

SOLICITAÇÕES: os alunos foram solicitados a entrar no site www.lermelhor.com.br  e realizar as atividades com vídeos, depois preencher questionário junto com os pais, em casa. Ao trazer de volta para a escola, receberão um DVD do programa “Ler Melhor” e um certificado de participação do curso.

(*1) http://www.significados.com.br/coaching/

Depoimento de Marilise Machado – Coordenadora EMEB Sagrado Coração de Jesus

ATIVIDADE REALIZADA EM 22 DE MARÇO NA EMEB SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, ALUNOS DO QUINTO ANO – PROFESSORA BRUNA

“Eu gostei bastante. Gostaria que as crianças pudessem ter um acompanhamento do Professor Marcos por mais alguns encontros afim de que os alunos pudessem avançar. Isso por conta de muitos pais não auxiliarem seus filhos em casa, acabam não fazendo o treinamento adequadamente. Mas é muito bom o programa do Ler Melhor. Eu fiquei muito orgulhosa em participar, foi um privilégio para nossa escola. Agradeço muito a oportunidade.”

 

Escola Monteiro Lobato

   

Depoimento do Coordenador Francisco Carlos da Silva Filho : “Escola Monteiro Lobato de Sorocaba” – 11/2015

Sentimos que nossos alunos se empenharam e dedicaram-se para o projeto ser um sucesso, percebemos que todos ficaram contentes em serem selecionados a participar do ” Ler Melhor “, a dificuldade que tivemos foi em trabalhar a concentração de alguns alunos, acredito que seja pelo fato de não estarem acostumados “a meditação, foco, disciplina e interesse.

Por isso concluímos que o projeto só tem a acrescentar, para que os alunos adquiram o habito de ler, desenvolva a imaginação, tenham um censo crítico e aguçado, proporcione momentos de prazer e entre outras coisas.

 

Depoimento do coordenador Silvio Aparecido da Silva

“EMEF Prof. Antônio Duarte de Almeida” – 12/20158

A empresa Ler Melhor esteve em nossa Unidade Escolar, na pessoa do Sr. Marco Parise, que desenvolveu junto à 17 (dezessete) alunos dos 5ºs anos, atividades de PNL, Coaching em Leitura/Aprendizado e Leitura Dinâmica.                       

Tais atividades desenvolveram-se na Unidade Escolar – em um dia com 03 horas de trabalho e atividades realizadas pelos alunos em suas residências.
Quando do retorno dos alunos organizou-se uma Roda de Conversa com a Coordenação e a Gestão na qual os alunos apontaram sua alegria pelo aprendizado desenvolvido e disseram o quanto foram extremamente significativos.
A direção da Unidade Escolar colocou-se favorável a realização de outros momentos de formação como o que ocorreu.

Desde já agradecemos a empresa Ler Melhor e seus colaboradores e colocamo-nos a disposição.

 

“Comentários das Professoras do Colégio Qualitativo”

Ivani Moura de Macêdo
Um método eficaz de técnicas de leitura, gostei muito e vou praticá-lo, pois aprendi a maneira correta de ler e com isso compreender melhor o texto.
Francinete Gomes Machado Delboni
Gostei muito, para mim foi bastante proveitoso, pois redescobri o valor da leitura.
Rivânia Angélica das Cruz
O curso ajudou ver outra maneira de fazer a leitura e observar a fundo a informação que esta sendo transmitida pelo texto.
Maria Lúcia Vicente Brum
O curso trouxe uma visão de leitura que não conhecia, irei fazer planejamentos onde possa incluir os conhecimentos adquiridos.

   João: Colégio Qualitativo

Seu depoimento inicial era não ter sentimentos na hora da leitura. Após realizar as atividades propostas, começou despertar os sentimentos que um texto pode proporcionar ao compreendê-lo.

 

Laura: Colégio Qualitativo

Apesar de ser uma aluna assídua com a leitura declarou que esse projeto acrescentou bastante nos seus conhecimentos aumentando a sua segurança de realizar a leitura em voz alta diante de seus colegas de sala de aula.

Relato de Professoras:
 
Depoimentos voluntários dos alunos do 1ºD e E , 2ºA, B e C e 3ºA,B e C do Ensino Médio da E.E. Prof. Fernandes Soares do projeto de Didática de apoio à leitura.

Os depoimentos estão como os alunos escreveram para manter a originalidade.

“Depoimentos em destaque”

Luis Leandro R. da Silva. O projeto ajuda se concentrar mais e ajuda na leitura.

Jaqueline Silvestre dos Santos.  Gostei muito, pois assim podemos melhorar a leitura e também trabalharmos com o psicológico.

Luana Cristina R. da Silva.   Eu  gostei muito, pois melhorou bastante a minha  leitura.

Debora de Souza.  Eu gostei muito, eu melhorei a minha leitura e agora sei como relaxar os meus olhos.

Jonata Pereira.  Gostei sim, ajudou as pessoas ler mais perfeitamente e não ficar travando na hora de ler.

Jéssica Maiara.Esse projeto foi bom, pois ajudou a exercitar as vistas e descobrir algum problema ao fazer os exercícios propostos.

Suzana Carlos da Silva.  Foi muito bacana, porque nos ensinou algo que vai servir muito e não nos prejudica.

Adrielly Brasileiro Alves Pereira. Muito bom, seria melhor se existisse muitos outros, ajuda a incentivar a leitura.

Larissa Daniele T. Silva. Achei muito interessante por conta que é uma coisa diferenciada e que realmente melhora a leitura.

Wesley Cavalcante dos Reis.  Esse projeto foi bom, poderia acontecer mais vezes.

Elionábio Costa de Andrade. O projeto ajudou os alunos que tinha dificuldade para ler textos grandes.

Jesuino Silva. Gostei, pois é uma coisa muito diferente e melhorou minha leitura.

Davi Souza Novais. Eu gostei bastante pois foi interessante aprender isso e claro ajudou bastante na leitura.

Isabela Borges da Silva. Gostei muito, ensina agente ter mais paciência ao ler um livro e ler mais rápido também.

Jessica dos santos Gomes. O projeto eu achei muito bom, principalmente para a mente deixando mais ativa.

Rosilene Ramos de Lima. Foi muito legal porque ensinou coisas importantes que as pessoas não sabiam e foi muito legal.

Kleber Torres da Silva.A principio não vi muita diferença mas depois que pratiquei em casa percebi a diferença na hora da leitura.

Paloma Souza da Silva. Foi muito bom principalmente a parte que acalma muita a pessoa e relaxa bastante

Lucas Mendes.  Eu gostei porque aprendi a ler mais rápido e relaxar a mente e o olho

Débora da Silva Oliveira. Apesar de ter sido a minha primeira aula eu gostei muito e espero que tenha mais.

Graziele Fernandes. A, eu gostei, finalmente teve alguma coisa interessante e diferente nessa escola.

Danielle B. Da Silva. O projeto é bom, pois ajuda nossa leitura e aprendizagem dos olhos, pois exercita bem os olhos.

Iago dos Santos. Achei legal porque ensina a aprender a ler de modo diferente.

Jéssica de Pádua Pinheiro. Achei ótimo, bem produtivo, apesar de eu ser uma leitora assídua, aprendi técnicas interessante para me concentrar mais na leitura.

Carlos Renan. Gostei porque treina nossa visão

Lucas Nunes da Silva. É bom, melhora nosso pensamento

Sidney Moreira Ramos. Achei bom, ensina a relaxar o corpo e ensina ter uma leitura boa

Débora Silva. O projeto é bom porque ajuda alguns alunos a descobrir problemas na visão que não sabia.

Gustavo Ribeiro. Interessante e importante, me auxiliou bastante a realmente compreender textos de forma rápida e eficiente.

Tainá de AL. Barroso. É totalmente produtivo para minha pessoa, pois esta me ajudando a ler melhor

Luana da Silva Alves. Fez muito bem para a vista, o corpo e foi muito bom para minha leitura

Mayara Santos Cirqueira. Esse projeto foi bom, é um projeto para ajudar a incentivar a leitura e foi ótimo ver a segunda vez.

Talita. Foi ótimo, deu para aprender melhor a ler por palavras e não por silabas.

Larissa Ferreira. É muito bom incentivo para aumentar o hábito da leitura dos alunos e melhorou o gosto pela leitura.

Bruno Soares. Projeto de Futuro, valioso, sabemos da dificuldade de alguns alunos na leitura, com a implantação no ensino fundamental contribuirá o desenvolvimento dos alunos.

Alan Kassio Alves de Souza. Um projeto excelente, se ele for realizado desde o inicio na vida acadêmica dos alunos irá ter um resultado fantástico e mudará completamente a vida das pessoas que terão a oportunidade de ser beneficiada com este projeto.

Ellen Gomes de Araujo. Muito bom, não acompanhei todas as vezes que passaram, mas a única vez que participei gostei muito.

Sara Felix Santana dos Santos. Esse projeto foi uma ideia positiva, pois além de melhorar a nossa leitura ainda nos ajudou a relaxar e faz com que fiquemos mais tranquilos.

Débora dos Santos Barbosa. Ele é muito bom e estuda o nosso comportamento da mente nos ajudando a ler mais rápido, serve como incentivo para a leitura.

Keli Cristina  Ramalho. Seria bom  se repetisse em todas as escolas para que possa ajudar as pessoas com dificuldade na leitura.

Juliana Feitoza Batista. Me ajudou a relaxar  antes da leitura e  melhorar a leitura.

Luana de Al. Barroso. Achei muito interessante por que me ajudou a se concentrar mais na leitura dinâmica.

Josilene Pereira. Esse projeto foi muito bom, ele ajudou bastante agora sabemos fazer uma boa leitura.

Geovana Freitas dos Santos. Foi muito bom! Tivemos um bom aproveitamento de trabalho com a visão e agora sabemos ler melhor.

Larissa Santos. Bem interessante, estimula a leitura dos alunos. Deveriam fazer mais coisas desse tipo.

Rafael de Souza Santos. É um bom projeto, pois incentiva e influencia na leitura e no prazer de ler.

Larissa Rodrigues. O projeto foi uma iniciativa para o desenvolvimento da maior concentração e leitura de todos os alunos.

Marcos Vinicius G. da Silva. Bom o projeto, teve sim um bom resultado, só que deveria ter começado a mais tempo.

Paulo Oliveira de Jesus. Foi bom para deixar a pessoa calma.

Matheus Eduardo. É bom porque estimula a visão e a memória para que possamos ter uma leitura mais avançada.

Fernanda da Silva Batista. Muito bom, essas aulas teve um bom aproveitamento e agora sabemos ler melhor.

Keliane Jesus. O projeto foi bom para mim, porque eu andava muito estressada.

Luiz. Ótimo por incentivar os alunos a ler e aprender ou melhorar o seu desempenho.

Julio Cesar. Muito Bom, uma técnica inovadora para trazer ao cérebro e à memória novo aperfeiçoamento para fazer exercícios.

“Outros depoimentos”.

Walisson Pereira Paiva.  Gostei sim, muito interessante.

Jefferson Henrique.   Sim, gostei desse projeto.

Camila Cristina da Silva.  Eu gostei muito é diferente e ajuda muito.

Ingrid Aparecida.  Foi um projeto bem interessante e diferente.

Alessandra Ferreira de A. Oliveira.    Gostei muito, ajudou bastante na hora da leitura.

Letícia Stephanie Gualberto.   Acho o projeto muito interessante e ajuda na escola.

Sara Viana Silva.  Foi muito legal

Guilherme Silva.  Sim, muito bom, ajuda muito na hora da leitura

Larissa Silva de Vasconcelos Ótimo, pois me ajudou a relaxar e melhorar minha leitura.

Luiz Antônio. Bom, Foi um projeto muito interessante aonde em formas de palavras conseguimos nos concentrar mais e relaxar mesmo na escola.

Ediane Souza Lima. O projeto foi legal, é bom

Tabatha Thayna Oliveira. Incentiva os alunos a fazerem, pois é muito bom

Luana Coutinho Eurico. É muito bom, pois nos incentiva a fazer leitura mais fundo e ainda nos ajuda a relaxar.

Marcos Antonio A. do Nascimento. Gostei muito, porque melhorei muito minha leitura.

Eliomara dos Santos S. Silva. Depois do projeto consigo ler melhor.

Braiam Alexander Mendes.     Eu achei o projeto muito inteligente, eu tive mais ou menos o conhecimento de alguma coisa.

Jekson Mauricio Pimentel. É um projeto muito bom para as pessoas ter um posicionamento melhor em sua leitura

Ana Aline Ferreira de Souza. Esse projeto foi muito bom, eu adorei.

“Depoimentos anônimos”.

Bom, eu gostei porque realmente ajuda bastante na nossa leitura

É ótimo, pois relaxa um pouco

Foi muito bom esse projeto que foi realizado na escola

Achei muito interessante nunca teve nada na escola e pelo menos agora teve.

Muito bom, além de melhorar a leitura ajuda a relaxar e tirar o stress .

Eu acho que tá bem legal,  melhor também para aquelas pessoas que Tem dificuldade para melhorar a leitura.

É bom, pois auxilia na leitura.

Gostei porque ajuda a melhorar a postura durante a leitura.

Acho muito interessante para ajudar a desenvolver nossa leitura cada vez mais.

Foi um projeto muito bom que pena que nessa escola os alunos não são muito interessado, mas gostei. Boa sorte com a continuação do projeto.

Ótimo, porque trabalha com o relaxamento da mente e isso em um ambiente escolar é muito bom  para o aprendizado

Fez muito bem para minha leitura e para minha vista.

Ajudou na leitura e relaxar mais o stress

Bom, foi uma nova experiência de aprendizagem e como podemos usar de forma confortável.

O projeto foi bom, para termos uma leitura melhor

Ele  ajuda você ler mais rápido e tira as suas dificuldades de movimentar os olhos

Positivo porque temos alguns alunos com dificuldade pare ler

Foi muito bom pois tem pessoas que tem dificuldade para leitura

Muito bom, para aprender uma leitura fluente e mais rápida.

Bom, eu avalio o projeto como ótimo, porque através dessa atividade as pessoas se acalmam e da pra esquecer os problemas um pouco.